top of page

      A realização do I Fórum de Vigilância em Saúde do TrabalhadorPortuário tem como objetivo colocar em discussão o panorama atual de saúde do trabalhador nos portos, tendo por base a vigilância em saúde visando à minoração/eliminação dos fatores determinantes de adoecimento nos portos brasileiros, em especifico o Porto de Santos, além fomentar a discussão sobre a assistência em saúde desta categoria.

     Tendo em vista a mudança da dinâmica de trabalho a partir da modernização dos portos, é importante elucidar quais reflexos atingem o cotidiano profissional do trabalhador e com isso discutir suas dificuldades e pensar em novas possibilidades que visem melhorias da vida no trabalho. Para tanto, faz-se necessária troca de experiências entre os envolvidos, de vários serviços/instituições, referentes a esse tema visando a interlocução entre as realidades que vivem os diferentes portos do país.

      Com objetivo de expandir a demanda e o conhecimento da Secção de Vigilância em Saúde do Trabalhador em Santos (SEVREST), foi realizada uma parceria entre a Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista e o serviço, culminando na criação do PET – Vigilância em Saúde do Trabalhador Portuário. Para que estas ações aconteçam de modo efetivo, faz-se necessária a abordagem interdisciplinar e a utilização de instrumentos, saberes, tecnologias originadas de diferentes áreas do conhecimento, colocados a serviço das necessidades dos trabalhadores.

     Diante dessa perspectiva surge a necessidade de realização desse I Fórum de Vigilância em Saúde do Trabalhador Portuário que visa agregar saberes na área de vigilância pretendendo fortalecimento das ações nessa área, que permita reflexão no caminho de estabelecer melhor quadro de saúde para os trabalhadores portuários brasileiros e encampem as ações do PET – Vigilância em Saúde do Trabalhador Portuário no caminho da intersetorialidade.

Apresentação

I Fórum

de Vigilância em Saúde do Trabalhador Portuário 

bottom of page